Colunas

Projeto Jujubas resgata o universo lúdico das cantigas de roda

As cantigas de roda perpassam por gerações e exploram o universo do brincar, do lúdico e do imaginário infantil. A temática é foco de projeto musical inusitado na Capital, que clássicos do cancioneiro popular com arranjos musicais contemporâneos. O 1º álbum Jujubas teve as gravações e produção musical iniciadas nesta semana e tem a previsão de ser finalizado no mês de março.

O repertório do álbum é formatado com cantigas folclóricas e populares para instigar no público brincadeiras, danças e cantigas de roda. Proponente do projeto e também musicoterapeuta, a cantora Veridiana Barreto explica que as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Com musicalidade e presença de rimas fáceis de memorizar, essas cantigas do cancioneiro popular são muito utilizadas na educação infantil pois estimulam a imaginação, a atenção, coordenação motora, agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre as crianças”, justifica. Além disso, segundo a artista, a vivência lúdica possibilita interpretar, representar a realidade, instigar e desenvolver a criatividade e autonomia.

Bravo, Maestro: Othonio Benvenuto falece em Gurupi

A atriz Viviane Pereira explica que o projeto musical traz clássicos infantis do cancioneiro popular, de uso de domínio público, com arranjos musicais contemporâneos, como “Peixe Vivo”, “A Canoa Virou”, “Pai Francisco”, “A Barata”, “Os Sapos”, “Ciranda Cirandinha” e Sambalelê. “A gravação apresentará possibilidades sonoras associadas ao lúdico com brincadeiras cantadas e canções do vasto repertório infantil brasileiro rico em melodias e harmonias”, adianta a artista.

A finalização do álbum está prevista para o mês de março e será distribuída no formato de mídia digital e também físico, disponibilizado nas plataformas digitais e gratuitamente por meio de um pen drive em formato lúdico aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e outras instituições públicas variadas. Com a distribuição às escolas, a Jujubas pretende oferecer aos professores e alunos a possibilidade de utilização da pesquisa por meio das  gravações como forma de aprendizado, atividades e integração.

Patrocínio

A produção do álbum é da Cia Jujubas, com arranjos e produção de Luiz Arruda. O projeto “Gravação do 1º álbum Jujubas” foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura 2019, da Prefeitura Municipal de Palmas, via Fundo Municipal de Cultura da  Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Ficha Técnica

Produção executiva: Jujubas

Arranjos e Produção Musical: Luiz Arruda

Vozes: Veridiana Barreto e Viviane Pereira

Polícia Civil prende homem suspeito da morte de Renê Coutinho

Cinthia Abreu

Cinthia Abreu é jornalista e produtora cultural há cerca de 20 anos. Apaixonada por arte, cultura, natureza, turismo, o Tocantins e sua gente. Sempre disposta a ouvir e contar histórias. Email: [email protected] Instagram: @ciabreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo